Observatório do Trabalho Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte Governo do Estado da Bahia

Ajuda - Bases de Dados

A seguir serão apresentadas as informações sobre as bases de dados utilizadas no georreferenciamento.

Registros Administrativos do Ministério do Trabalho

Nome: Relação Anual de Informações Sociais

Descrição: A RAIS é um Registro Administrativo, de periodicidade anual. Criada, em 1975, com o objetivo suprir necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social, além de ser um instrumento indispensável à administração pública, para a aplicação e cumprimento de normas legais, ao longo dos últimos anos, a RAIS tem se tornado fundamental como meio para o entendimento do mercado de trabalho formal brasileiro.

A RAIS é, na prática, um censo anual, com o qual se pode aprofundar o conhecimento sobre as principais características de assalariados celetistas e estatutários no país. Além disso, através dela se podem inferir alguns aspectos da dinâmica econômica no nível local, até o município. Entretanto, seu uso como ferramenta estatística exige alguns cuidados, buscando levar ao maior rigor possível nas análises feitas a partir de sua observação.

Fonte: MTb - Ministério do Trabalho

Ano-Base: 2007/2008/2009/2010/2011/2012/2013/2014/2015/2016/2017


Nome: Programa Seguro-Desemprego

Descrição: O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. As informações do seguro-desemprego podem ser analisadas de acordo com o local do estabelecimento onde o trabalhador estava registrado ou pelo local de moradia identificado no momento em que o cidadão foi requerer seu benefício.

Fonte: MTb - Secretaria de Políticas Públicas de Emprego

Ano-Base: 2007/2008/2009/2010/2011/2012/2013/2014/2015/2016/2017


Nome: Intermediação de mão-de-obra

Descrição:Atividade desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, por meio do Sistema Nacional de Emprego, com objetivo de (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. As informações acerca das exigências dos empregadores, ao disponibilizarem suas vagas nos postos de atendimento, servem de base para orientar a ação de encaminhamento do trabalhador na busca do emprego de forma a reduzir os custos de espera do trabalhador e do empregador.

Fonte: MTb

Ano-Base: 2009/2010/2011/2012/2013/2014/2015/2016/2017


Nome: Economia Solidária

Descrição:O Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (SIES) constitui-se em um mapeamento, que busca identificar e organizar as informações sobre a Economia Solidária, isto é, empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento em todo o Brasil. O SIES foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Fonte: MTb - Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES)

Ano-Base: 2009 a 2013

 


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Nome: Censo Demográfico

Descrição: O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país, quando são investigadas as características de toda a população e dos domicílios do Território Nacional.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ano-Base: 2010


Nome: Produto Interno Bruto Municipal

Descrição:O IBGE, em parceria com órgãos estaduais de estatística, divulga as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB dos municípios. Na divulgação, são apresentados a preços correntes os valores adicionados brutos dos setores da Indústria, Agropecuária e Serviços, além dos impostos, líquidos de subsídios. Também é apresentado o valor do PIB e do PIB per capita. O valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, embora inserido no setor de Serviços, é divulgado em separado, tendo em conta a importância dessa informação no âmbito dos municípios.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ano-Base: 2010/2011/2012/2013/2014