Informações - Apresentação

O Governo do Município de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego - SMTE e em parceria firmada com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, implantou, em 2012, o Observatório do Trabalho.

Com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local como subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do município. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte da estratégia do Observatório, tendo em vista a ampliação do debate público sobre esta temática.

O objetivo do Observatório do Trabalho de Porto Alegre é produzir estudos e análises que de maneira apropriada se apoiem em diferentes fontes de informação. Aqui se apresenta um deles, o Sistema de Informações Geográficas para a Internet (SIG-WEB), que além de tornar público todos os dados e estudos produzidos, agrega um tratamento georreferenciado das informações contidas nas bases de dados de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. As informações contidas neste trabalho buscam retratar a situação do município de Porto Alegre, das 17 regiões OP, dos dois Corredores da copa e dos seus 83 bairros. Nesse último caso, naqueles bairros onde a apresentação da informação poderia levar ao comprometimento do sigilo da informação, resguardado por lei, optou-se pela supressão dos dados do bairro. A partir delas, abre-se um novo universo de análise e compreensão do mundo do trabalho de Porto Alegre, que certamente oferecerão ainda mais subsídios para a inclusão social almejada pelas políticas públicas locais.

Este Sistema permite ao usuário a obtenção de informações de emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do município de maneira dinâmica e intuitiva para os usuários. Embora tenha como foco o mundo do trabalho, certamente é uma ferramenta que permite pensar outras políticas, sobretudo aquelas que busquem superar iniquidades regionais e inclusão social. O sistema é aberto e por isso sempre aprimorado pela comunidade de desenvolvedores. Desse modo, os aperfeiçoamentos da ferramenta podem ser aplicados constantemente ao SIG-WEB de Porto Alegre.

O tratamento estatístico e analítico das bases de dados utilizadas neste Sistema foi realizado pelo DIEESE. O georreferenciamento das informações e o desenvolvimento do aplicativo WEB foram realizados em parceria com o Instituto Lidas.

Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE)
Rua Siqueira Campos, 1300, 5° andar. Centro Histórico
Porto Alegre/RS - CEP 90010-170
Telefone: (51)3289-1350 ou (51)3289-1352
E-mail: observatoriodotrabalho@smte.prefpoa.com.br

logos i
Estatsticas de Acesso
Visitantes 20603