Conheça o Observatório

Observando o mundo do trabalho

O Governo do Município de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego - SMTE e em parceria firmada com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE implantou, em 2012, o Observatório do Trabalho. Nessa época, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, apoio a implementação do Portal, subsidiando o Sistema de Informações Geográficas – SIG.

Com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local como subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte da estratégia do Observatório, tendo em vista a ampliação do debate público sobre esta temática. [ leia mais ]

Acompanhe nossos estudos

Esses estudos tem como objetivo o acompanhamento periódico do mercado de trabalho local através de indicadores pré-definidos.

O acompanhamento permite reflexões conjunturais sobre as atividades econômicas e do mercado de trabalho formal, a partir de segmentações populacionais e setoriais específicas, além de recortes temporais. [ leia mais ]

Mapa interativo

O Sistema de Informações Geográficas disponibiliza dados georreferenciados do mercado de trabalho formal e das políticas públicas de emprego, trabalho e renda para Porto Alegre. Permite um olhar espacializado das informações e análises a partir de diferentes níveis.

Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE)
Rua Siqueira Campos, 1300, 5° andar. Centro Histórico
Porto Alegre/RS - CEP 90010-170
Telefone: (51)3289-1350 ou (51)3289-1352
E-mail: observatoriodotrabalho@smte.prefpoa.com.br

logos i
Estatísticas de Acesso
Visitantes 18179