Consulta - Áreas de Ponderação

O SIGWeb (Sistema de Informações Geográficas Web) do Observatório do Trabalho de Osasco disponibiliza visualização cartográfica de diversas bases de dados do território intramunicipal, dentre elas registros administrativos, como da Rais e da Intermediação de Mão de Obra (ambas do MTb), assim como pesquisa domiciliar, como do Censo de 2010 (IBGE).

O IBGE define área de ponderação “como sendo uma unidade geográfica, formada por um agrupamento mutuamente exclusivo de setores censitários contíguos, para a aplicação dos procedimentos de calibração dos pesos de forma a produzir estimativas compatíveis com algumas das informações conhecidas para a população como um todo”. Já os setores censitários são as menores unidades territoriais de contagem populacional, “com limites físicos identificáveis em campo, com dimensão adequada à operação de pesquisas”.

A divisão territorial utilizada majoritariamente no SIGWeb foi construída de acordo com definição da Prefeitura Municipal de Osasco, tendo como base as áreas de ponderação e os setores censitários definidos no Censo/IBGE do ano de 2000. Para esse procedimento foram agrupadas algumas áreas de ponderação a fim de consolidar a divisão que se apresenta em 28 territórios, também denominados pela gestão municipal de “áreas de ponderação”, ressalva-se que ainda que tenha a mesma nomenclatura as áreas de ponderação do SIGWeb não coincidam com a classificação de áreas de ponderação do Censo/IBGE de 2000.

Ressalta-se que, entre os Censos de 2000 e 2010, houve alteração nos setores censitários que impossibilitou a utilização dos dados do Censo de 2010 estruturados nos agrupamentos das áreas de ponderações definidas a partir do Censo de 2000. É por isso que, nessa base, as áreas de ponderação para os dados do Censo de 2010 serão diferentes das áreas de ponderação definidas para as demais bases de dados.

Clique nas Áreas de Ponderação no mapa ao lado para ver seus dados

Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão

Rua Virgínia Aurora Rodrigues, 350 – Centro – Tel: 3653-1133 Ramal: 1238

Portais do Trabalhador

Unidade Centro – Rua Fiorino Beltramo, 300

Unidade Jd. Santo Antonio – Av. João de Andrade, 1778