Observatório do Trabalho Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte Governo do Estado da Bahia

O projeto

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, implantou, em 2010, o Observatório do Trabalho do estado. Com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local, bem como subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte da estratégia do Observatório, tendo em vista a ampliação do debate público sobre esta temática.

Já são vários os estudos e análises produzidos pelo Observatório do Trabalho da Bahia que, de maneira apropriada, se valem das diferentes fontes de informação. Aqui se apresenta um deles, o Sistema de Informações Geográficas para a Internet (SIG-WEB), que além de tornar público todos os dados e estudos produzidos, agrega um tratamento georreferenciado das informações contidas nas bases de dados de registros administrativos do Ministério do Trabalho - MTb. As informações contidas neste trabalho buscam retratar a situação de todos os municípios da Bahia e dos 27 Territórios de Identidade. A partir delas, abre-se um novo universo de análise e compreensão do mundo do trabalho do estado que, certamente, oferecerão ainda mais subsídios para a inclusão social almejada pelas políticas públicas locais.

Este Sistema permite ao usuário a obtenção de informações de emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do estado, de maneira dinâmica e intuitiva para os usuários. Embora tenha como foco o mundo do trabalho, certamente, é uma ferramenta que permite pensar outras políticas, sobretudo, aquelas que busquem superar iniquidades regionais e inclusão social. É uma ferramenta aberta que será aprimorada nas novas etapas do desenvolvimento do Observatório do Trabalho da Bahia.


Técnica do Projeto


Flávia Santana Rodrigues
observatorioba@dieese.org.br